Para Mulheres dedicadas ao seu Lazer

A importância da água no organismo

Image

A água tem importância vital para o ser humano. É ela que constitui a solução fundamental para a vida, oferecendo o meio no qual ocorrem os processos metabólicos e celulares
| Por Sportslab   

A água tem importância vital para o ser humano. É ela que constitui a solução fundamental para a vida, oferecendo o meio no qual ocorrem os processos metabólicos e celulares.

Sua presença é essencial para os processos de digestão, absorção, circulação e excreção que ocorrem no organismo, além de constituir um ótimo meio de transporte de nutrientes para as células. Participa também diretamente da regulação da temperatura corporal e auxilia todos os órgãos a funcionarem adequadamente.

Em um neonato (recém nascido), a água corresponde a cerca de 75 a 80% do peso. Até os 12 meses de idade, o teor de água do organismo é de 65% e na adolescência, alcança o valor de 60% no sexo masculino e 55% no feminino, (essa pequena diferença se deve à maior quantidade de tecido gorduroso no organismo feminino.

O tecido gorduroso tem um baixo teor de água em relação aos músculos e aos órgãos internos) valores esses que se mantém durante a vida adulta.

Exemplificando estes percentuais, teríamos para um adulto de 70 kg a água corporal total equivalente a 60% do peso de seu corpo, ou seja, cerca de 42 litros. É importante dizer que, esta porcentagem pode variar dependendo da idade (diminui com o aumento da idade), sexo (é maior nos homens) e grau de obesidade.

A água do organismo está distribuída em dois grandes compartimentos: o Intracelular e o Extracelular.

O Líquido Intracelular

A água do interior das células ou também conhecido como líquido ou compartimento intracelular, corresponde a cerca de 40% do total do peso do indivíduo, ou seja, cerca de 28 litros, isso para o mesmo indivíduo citado acima com o peso de 70 kg.

O líquido intracelular provê o meio no qual as reações bioquímicas acontecem , possibilitando a organização metabólica responsável pela vida; sua variação para mais ou para menos afeta a fluidez dessas reações e, portanto, a saúde do indivíduo.

O Líquido Extracelular

Compreende todos os líquidos situados fora das células e corresponde a 20% do peso corporal. Este compartimento (Extracelular) une as células entre si, suprindo-as de substâncias nutritivas, energéticas, plásticas.

Atua também recolhendo e conduzindo resíduos metabólicos para o exterior do corpo, lubrificando e permitindo o funcionamento normal das partes móveis do organismo, e por fim, é fundamental na regulação a temperatura corpórea.

Perda de água

Diariamente, o organismo elimina por volta de 2300ml de água, em condições normais, sendo:
700 ml pela eliminação insensível (pele e trato respiratório)
100 ml através da sudorese
100 ml através das fezes
1400 ml através da urina

A quantidade de líquido perdido através da sudorese é altamente variável, dependendo da atividade física praticada e da temperatura do ambiente. Em um dia quente, essa perda pode chegar a 1400ml e com exercício intenso prolongado, pode chegar a 5000 ml.

É sabido que, uma redução entre 4 a 5% da água corporal total, reduz cerca de 20 a 30% a capacidade de trabalho dos órgãos e sistemas orgânicos.

Já para um atleta, as principais conseqüências do déficit de água corporal são duas:
a) Diminuição da performance aeróbia.
b) Aumento da temperatura corporal central, que irá predispor o atleta a doenças induzidas pelo calor, tais como; cãibras, exaustão térmica, intermação (temperatura corporal central acima de 40.5 Cº ) e síncope.

O organismo não possui mecanismo para o armazenamento de água, por isso, a quantidade perdida a cada dia deve ser restituída para manter a saúde e a eficiência do organismo.

Saiba que, a ausência de água possui um efeito mais intenso sobre a capacidade do organismo em exercer uma tarefa qualquer do que a falta de alimento sólido. É possível sobreviver sem alimentos durante várias semanas, mas apenas um período de 2 a 3 dias com privação de água .

Para avaliarmos o status de hidratação de um indivíduo, com a avaliação dessa distribuição correta da água intra e extracelular, utilizamos o método da bio-impêdância. Esse método não-invasivo, confortável e bastante fiel nessa avaliação nos fornece dados importantes para um controle adequado das quantidades de água corpórea.

Equipe SportsLab
www.sportslab.com.br
-Dr. Sérgio Dias Reis
-Dr. Rogério José Neves
-Dr. Paulo Sérgio Barone
-Prof. Daniel Barsottini

Fonte: http://www.ativo.com/Canais/Pages/Aimport%C3%A2nciada%C3%A1guanoorganismo.aspx

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s